sábado, 24 de novembro de 2012

Saúde a quanto obrigas...

Isto não é um diário nem nunca o tratei como tal mas hoje vai ser uma coisa parecida... Os dias têm sido bastante "diferentes", uns mais dolorosos que outros, uns mais desesperançados do que outros... mas têm-se seguido e uma semana já passou. Faço um resumo:
- Domingo-feira, dia 18 - a Maria fez um mês de idade. Fomos vê-la, fomos ao continente e viemos pra casa tratar de organizar as coisas para a semana que estava a começar. O Ruizinho fez sopinha, maçã cozida para os nossos almoços/lanches e descascou-me romã pra eu levar pra escola. Eu andei à volta com classificações da funcionalidade segundo a CIF e não terminei o monte que tinha pra fazer... Mas tudo estava sob controlo e no dia seguinte tudo se compunha. As sessões estavam preparadas. Deitei-me pelas 3h.
- Segunda-feira, dia 19 - antes das 7h da manhã levanto-me pra esvaziar a bexiguita (coisa que já não era normal em mim) e já não me consigo voltar a deitar. Dores, ameaça de desmaio. Vamos pra maternidade. Cardiotocografia feita: não tenho contrações (à partida, já o sabia), o bebé mexe e ouve-se o coraçãozinho. Não se percebe de onde vêm as dores, tenho que seguir pro Sto António. O Rui foi indo, eu fui transferida de ambulância. Ainda consigo ir sentada mas o trepidar da ambulância é demais. As dores já não são só no fundo da barriga como no início (começando a retirar-me a esperança de uma "simples" infeção urinária) e espalham-se por todo o abdómen. Dói quando respiro fundo. Quando chego, pouco depois chega o Rui, dizendo-me que a minha mãe já estava dentro do hospital... a acompanhar a minha avó que tinha sido assaltada e tinha aberto a cabeça... Que dia! Sou vista na especialidade de cirurgia geral, faço eco renal onde são detetados dois cálculos no ureter (acho que o médico não tinha acreditado nas minahs dores até ver estas lindas pedrinhas) ali, bem instaladas, com 6 e 11mm cada uma... Passo para urologia onde me é proposto fazer um cateterismo. Faço no final de turno da equipa que lá estava. Fazem-me uma raquianestesia e assim fico até ao dia seguinte, na sala de recobro porque não havia lugar na enfermaria nem me queriam levar diretamente pra maternidade sem garantias de que a parte urológica estava resolvida. Durmo na sala de recobro, com duas enfermarias que dormiram comigo, num colchão no chão.
- Terça-feira, dia 20 - sou reavaliada por urologia e uma equipa de ginecologia/obstetrícia que se desloca ao hospital. Um dedo de dilatação?? Faço nova eco e recolocação do cateter (duplo J ou pigtail, como queiram chamar). Desta vez com raquianalgesia e com auxilio de exames de imagem (rx, julgo eu) pra certificar que o cateter ficava no sítio. Parece que sim. Sou transferida pra maternidade e passo a noite na unidade de partos (acho que é este o nome). Nota: cheguei ao primeiro andar graças à força muscular e à boa vontade de duas enfermeiras dedicadas, um segurança e um motorista da ambulância que me levaram "a braços" porque os dois elevadores não funcionavam...
- Quarta-feira, dia 21 - depois de reavaliada por uma equipa de GO, passo pra enfermaria, ou unidade de cuidados especiais. Todos os dias fazemos cardiotocografia, medimos tensões e a febre. Tomo antibiótico, faço terapia para a maturação dos pulmõezinhos do rapazola e para prevenir as contrações. Neste dia ainda estava a soro e algaliada (esta última é das melhores experiências... lol).
- Quinta-feira, dia 22 - dia com algumas dores mas suportáveis. A noite foi o pior. As dores pioraram, não tinha posição pra dormir. Ou seja, não dormi, não descansei e passei uma noite terrível... A minha irmã ajudou-me a tomar banhoca :)
- Sexta-feira, dia 23 (ontem) - o meu xixi estava já com uma cor aceitável. Com aval da equipa de GO e do urologista que veio cá, retiramos o soro e retirámos a algália. Weeee!!! Ca fixe! Mesmo!! Até pra tomar banho, pra fazer o xixi, pra ir tomar as refeições... Sei lá, é tudo melhor! Mas passei o dia a correr pra wc e as dores persistiam... Tivemos a visita da nossa obstetra. Gostamos dela e realmente conforta saber que a teos por cá :) À noite a coisa estava mazinha, tive que pedir medição analgésica em SOS, diclofenac (voltaren) intramuscular. E ainda me deram uma droguita oral pra acalmar, porque sim, estava bastante ansiosa, e sem dormir, pior um pouco... Dormi bem, apesar do tempo que se pôs de noite e que fazia abanar as janelas do quarto...
- Sábado, dia 24 (hoje) - andei bastante melhor, não quero deitar foguetes antes da festa mas estou francamente melhor das dores. E isso é um facto. Comi melhor. Já me consigo virar de lado. A ver vamos se passo bem a noite e se vou fazendo progressos com o tempo. E se o Ricardinho fica mais tempo no quentinho da mamã ;)

(Não quero esquecer quem já esteve aqui comigo - maridão, pais, avó, irmã, sogros, cunhado, madrinha, Telma, Sílvia e Artur, Rita - e quem todos os dias telefona ou manda mensagem a saber como estou)

(Também não quero esquecer as gomas docinhas e a bela sopa de abóbora, cenoura e laranja da Rita e do David - que saudades vou ter tuas, Ritinha!, a letria da minha avó, o leite creme morninho da minha sogra, os miminhos da minha madrinha para o Ricardo, o Compal de Pêra e as camisas de noite super giras da mamã e os dois próximos volumes de 1Q84, já que o primeiro acabei hoje *)

Devo ter-me esquecido de alguma coisa.
Mas entretanto atualizo :)

Sem comentários: